DICAS & NOTÍCIAS

Hábitos saudáveis podem evitar o câncer
Avaré, 24 de maio de 2017

 

“O câncer nada mais é do que o desarranjo do código genético da célula”, comenta o oncologista. O câncer de pulmão também é bastante incidente e, em 99% dos casos, ocorre em pessoas que são ou foram viciadas no cigarro. “Definitivamente, o cigarro é a causa mais evitável de câncer na atualidade”, pontua o médico.

 

Está comprovado que estilo de vida, alimentação e prática de exercícios contribuem para com a saúde. “Levar uma vida saudável nada mais é do que ter uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios. A gente tem que fazer exercícios físicos ao menos quatro vezes por semana, como caminhadas, natação, hidroginástica, ou qualquer tipo de atividade, cada uma indicada para o perfil de cada pessoa”.

 

 

NOVIDADES

Na área de oncologia, as novidades são constantes. No entanto, a maioria das pesquisas está em estágio preliminar. As pesquisas de centros de estudos norte-americanos reúnem milhares de indivíduos que são submetidos a tratamentos diferentes. “Este aprendizado é trazido de lá para ser aplicado no nosso dia a dia”, diz o médico.

 

A terapia-alvo é a tendência no momento. No câncer de mama, por exemplo, são estudadas várias substâncias, de como elas interferem nos processos da formação do câncer. Se estas substâncias vão retardar ou até impedir o aparecimento de clones de células que possam ser resistentes aos tratamentos.

 

 

TRATAMENTO

O tratamento para a doença é a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e imunoterapia. Esses tratamentos podem ser feitos isoladamente ou associados. Todos os tratamentos atuais visam a qualidade de vida. “Não adianta fazer um tratamento agressivo num paciente debilitado, se vai levar ao sofrimento. Cabe a nós, médicos, encontrar uma forma balanceada que possa proporcionar ao paciente a qualidade de vida. Muitas vezes não conseguimos a cura, mas o supremo controle da dor, do mal estar e da melhora do apetite. Tenho pacientes que, após cinco anos afastados do trabalho, conseguiram a recuperação e voltaram ao trabalho”, conta.

 

 

 

SERVIÇO

O médico Nilson Bruno Evangelista, atua no Ambulatório Quimioterápico e de Mastologia da Santa Casa de Avaré. Além do atendimento na área da Medicina do Trabalho, trabalha para a empresa Life Care. 

Voltar
Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade